Na segunda-feira (16), o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região recebeu a ilustre visita do Prof. Me. Walter Giro Giordano – CREF 000004-G/SP, que veio até a sede apresentar o seu apoio às ações da atual diretoria do CREF4/SP. “Me coloco à total disposição do Prof. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, e dos demais conselheiros, para ajudá-los no que for preciso”, disse Giordano.

Aos 85 anos, Walter Giro Giordano, construiu sua vida profissional graças à Educação Física. Entre outras coisas, ele foi professor universitário, secretário executivo do Conselho Regional de Esportes, presidente da APEF — Associação dos Profissionais de Educação Física de São Paulo, primeiro presidente eleito da Federação Brasileira de Associações de Professores de Educação Física — FBAPEF, diretor do departamento de unidades esportivas na empresa SEME – Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo e é assessor especial da Coordenadoria de Esportes da AFPESP – Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

Um dos influenciadores responsáveis pelo reconhecimento da profissão, Prof. Walter colaborou, incansavelmente, para que fosse possível a criação do Conselho Regional em São Paulo e foi um dos primeiros se registrar – CREF 000004-G/SP.

Ele lembra que, a partir de 1983 o movimento da regulamentação da profissão ganhou força, quando o eminente Prof. Inezil Penha Marinho, em visita à sede da APEF-SP, então presidida por Giordano, propôs a reativação da FBAPEF. A partir desse momento, as APEFs existentes em vários estados passaram a debater nas suas reuniões e assembleias a regulamentação e a criação do Conselho Federal e Regionais de Educação Física.

O primeiro fruto desse movimento foi o Projeto de Lei nº 45.559/84, apresentado pelo ex-deputado Darcy Pozzado. A primeira iniciativa não teve sucesso, mas em 1º de setembro de 1998, foi aprovada pelo Congresso e promulgada pelo Presidente da República a Lei Federal nº 9.696/98, que dispunha sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e criava os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.

De 1999 a 2003, Walter Giordano exerceu a função de 1º vice-presidente do CREF4/SP e faz parte da Galeria dos Ex-Conselheiros, disponível para visitação na recepção da sede do Conselho.

Prof. Walter Giro Giordano, mesmo sem ter a obrigatoriedade de renovar a sua Cédula de Identidade Profissional, por conta da idade, esteve neste ano no CREF4/SP para a renovação.

A diretoria agradece a visita do Prof. Me. Walter Giro Giordano, bem como o parabeniza por tudo que realizou pela Educação Física de São Paulo, portanto, pela Educação Física do Brasil. “Contar com a presença do Prof. Walter é uma grande honra para todos nós, que sabemos de sua luta pela regulamentação da profissão. As portas do CREF4/SP sempre estarão abertas para recebê-lo”, afirmou o Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho.

 

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.