O 19º Seminário de Educação Física Escolar CREF4/SP realizado em Caieiras/SP, em agosto, contou com a presença dos mestres no assunto “Inclusão”: Flávio Henrique Corrêa – CREF 006284-G/SP e Rafael Miranda – CREF 102535-G/SP. O evento foi realizado no Centro Cultural Educacional Izaura Neves, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do município. É a segunda vez que Caieiras recebe o Seminário CREF4/SP.

O evento foi dividido em dois dias. No primeiro, o Prof. Me. Flávio Corrêa apresentou o tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência na Educação Física e Esporte Escolar”. Ele explicou quais são os tipos de deficiência e também sobre suas principais causas, mostrou os estudos estatísticos de deficiência no Brasil e estado de São Paulo. Abordou, também, assuntos como: Preconceito x Sociedade, Leis e Direitos das Pessoas com Deficiência (PCD), com a apresentação de modelos de gestão pública de sucesso para a inclusão na Escola e no Esporte. O público presente, de Caieiras e região, interagiram e esclareceram muitas dúvidas a respeito do tema. Prof. Me. Flávio ficou feliz em sentir a receptividade do tema.

No dia seguinte, a palestra “Paradesporto Escolar: desafios e possibilidades”, ministrada pelo Prof. Me. Rafael Miranda, possibilitou a reflexão dos principais problemas existentes na igualdade de oportunidades. Ele mostrou, através de dados científicos, possíveis soluções no trato da iniciação esportiva no âmbito escolar e, também, na formação do Profissional de Educação Física. Inclusive, alertou sobre a falta de conhecimento de muitos em relação às modalidades paralímpicas. A palestra terminou com uma dinâmica, quando todos puderam vivenciar as dificuldades e o esforço do aluno deficiente físico, ao praticar esportes usando uma cadeira de rodas.

Áide Nessi e Claudiane Dias, coordenadoras do evento, concordam que o tema foi um divisor de água para a cidade de Caieiras e região. “’Inclusão’ encontra, ainda, uma certa resistência na Educação Física, mas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo e da Federação Internacional de Educação Física – FIEP/SP, conseguimos reunir 184 profissionais da área de Caieiras e cidades vizinhas”, disse a coordenadora Áide Nessi, satisfeita com o resultado alcançado.

Participe do Ciclo CREF4/SP do Conhecimento e dos Seminários CREF4/SP de Educação Física Escolar. Clique aqui e acompanhe a programação. 

“Somos nós, fortalecendo a profissão”

Fotos: Prefeitura de Caieiras

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.