A biblioteca digital on-line Scientific Electronic Library Online (SciELO) comemorou 20 anos de existência com uma conferência em São Paulo. Concebida em 1997 por Rogério Meneghini (USP) e Abel Laerte Packer, do projeto-piloto (1998), com 10 periódicos, o SciELO chega a 2018 com 291 revistas no Brasil, uma média de mais de 800 mil acessos por dia. O modelo SciELO se expandiu para outros 15 países.

No mundo, apenas 25% dos artigos científicos têm acesso aberto, que não dependem de editoras comerciais para editoração e vinculação que são pagas. No Brasil, com o SciELO, os números são inversos, 80% dos periódicos têm acesso aberto e gratuito. O SciELO se tornou um padrão de qualidade na disseminação do conhecimento científico no Brasil e nos países que aderiram ao mesmo modelo.

O SciELO também deverá abrir uma plataforma de preprints, outra tendência que está ganhando importância no mundo das publicações científicas. No preprint, o pesquisador pode tanto divulgar um novo achado de forma mais rápida como receber comentários e acréscimos ao seu trabalho.

Leia mais.

Fonte: Agência Fapesp

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.