A primeira reunião conjunta entre delegados e conselheiros do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – São Paulo (CREF4/SP), realizada no final de julho, nas dependências do Hotel Slaviero Slim Congonhas, teve como objetivo elaborar o planejamento estratégico da atuação dos delegados, apresentar o Departamento de Registro e os trabalhos da Comissão de Ética. “É importante dotar os delegados do CREF4/SP para o atendimento de excelência aos anseios dos Profissionais de Educação Física”, disse o presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, sobre a realização desta e de outras reuniões que estão por vir. “O compromisso de todos está claro, mas é preciso que estejam munidos de informações adequadas, para que possam de fato representar o Conselho”.

Durante o encontro, foram tratados assuntos relevantes como as comemorações do Dia do Profissionais de Educação Física nas Câmaras Municipais; indicação de palestrantes de todas as regiões para o Ciclo CREF4/SP do Conhecimento; apresentação do Departamento de Registro, suas seções, números e questionamentos diários; e a apresentação da Comissão de Ética Profissional – CEP, suas atribuições e forma de trabalho.

Sobre o Dia do Profissional, Nelson Leme da Silva Junior fez questão de explicar que “quando procuramos as Câmaras Municipais para realizar as homenagens estamos dando uma relevância à comemoração, mas temos critérios que devem ser seguidos. Trata-se de um movimento político apartidário, para que possamos ter na nossa base o que não temos hoje, portas abertas para o reconhecimento da profissão, e quiçá indicação para cargos públicos de relevância para os Profissionais de Educação Física. Portanto, a intenção é abrir espaço para diálogos e também de representação”. O Conselho, enquanto autarquia federal, que representa a profissão, só aceita a indicação dos Profissionais de Educação Física registrados.

O diretor do Registro do CREF4/SP, Jaime de Almeida, em sua exposição, apresentou o departamento, sua composição, os principais números, solicitações e dúvidas diárias do Profissionais de Educação Física e de todos aqueles que procuram o Departamento para informações. “Hoje o CREF4/SP está com 111.733 graduados registrados, 9.394 provisionados e 11.244 pessoas jurídicas, números atualizados até 30 de junho”, informou. O Departamento abrange as seguintes seções: registro pessoa física, registro pessoa jurídica, setor de atendimento presencial, setor de digitalização e unidades móveis de atendimento. E delas muitos temas surgiram para serem esclarecidos, entre eles: transferência do registro profissional, registros de formados no exterior, atividades desenvolvidas – Pessoa Jurídica, informações sobre microempreendedor individual (MEI), entre outras.

Tadeu Corrêa, presidente da Comissão de Ética Profissional – CEP, empossado em outubro de 2015, apresentou os membros efetivos da CEP: Antônio Lourival Lourenço, Marcelo Vasques Casati (secretário), Mario Augusto Charro, Nelson Leme da Silva Junior e Pedro Roberto Pereira de Souza; e os membros suplentes: Margareth Anderáos, Paulo Rogério de Oliveira Sabioni, Rodrigo Nuno Peiró Correia e Waldecir Paula Lima. Na oportunidade, todos puderam entender a missão da CEP, como é feita a análise dos processos instaurados e em andamento, a importância do Código de Ética Profissional e, também, sobre a instalação das Juntas de Instrução e Julgamento – JIJ. A CEP é auxiliada pela Câmara de Sindicância, composta por funcionários do CREF. O presidente da CEP falou sobre os defensores dativos, que se iniciou com a publicação da Resolução CREF4/SP nº 108/2018; apresentou a estrutura do Processo Ético Disciplinar, o termo de autuação etc., sendo minucioso quando necessário. “De 2013 – ano da abertura da CEP, até hoje, foram abertos 1.387 processos”, informou Tadeu Corrêa.

No final de junho os delegados estiveram na sede do Conselho, reunidos com a diretoria, quando receberam a Carteira de Identificação de Delegado CREF4/SP, com mandato até outubro de 2018, e informações sobre os departamentos de Orientação e Fiscalização e Atendimento.

Clique aqui e conheça os Delegados do CREF4/SP.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.