Na última sexta-feira (10), o CREF4/SP, juntamente com outras entidades representativas do setor de academias e similares da cidade de São Paulo, assinou o Termo de Compromisso com a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Casa Civil, para a reabertura das academias. No documento estão claras as competências tanto da PMSP quanto das entidades (Clique aqui para ler matéria sobre a assinatura do Termo).

Caberá aos parceiros, entre outras ações, orientar e comunicar aos estabelecimentos que integrem o setor econômico representado a cumprirem o protocolo sanitário determinado na Portaria Pref nº 724 de 10 de julho de 2020, ou seja, “divulgar amplamente o protocolo sanitário aos seus representados, empregados, colaboradores, fornecedores e clientes, entre outros”.

A assinatura do termo, tão importante para os Profissionais de Educação Física da cidade de São Paulo, é o resultado de um trabalho árduo que vem sendo realizado pelos conselheiros e profissionais delegados do CREF4/SP, que atuaram junto a Prefeituras, Câmaras e secretarias de Esportes e Educação, em todos os 644 municípios do Estado de São Paulo, onde entregaram o Manifesto Público em relação aos reflexos das medidas de contenção do COVID-19 na área da Educação Física e o documento “Procedimentos de Reabertura das Academias”. Também receberam este último as lideranças partidárias, o governo estadual e, ainda, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a saber o Procurador Geral de Justiça, Dr. Mário Luiz Sarrubo.

A equipe – em todas as oportunidades – evidenciou e evidencia a importância da reabertura, com segurança, tendo a atividade física papel fundamental na saúde da população no atual momento.

O CREF4/SP não está totalmente satisfeito com o resultado, pois ainda temos uma carga horária aquém dos objetivos almejados, mas entende que a decisão atual será um “treinamento” para a abertura e retorno das atividades de forma irrestrita. 

“Sempre tivemos a preocupação de preparar o Profissional de Educação Física para o momento da reabertura das academias e afins, por isso nos antecipamos à organização e publicação do documento “Procedimentos de Reabertura das Academias”. Mas, é preciso atenção redobrada neste momento de retorno, mesmo que parcial. Lutamos e conquistamos essa oportunidade, mas é preciso seguir adequadamente e à risca os protocolos sugeridos pelo CREF4/SP e pela Prefeitura”, informou e orientou Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP.

O CREF4/SP está à disposição das autoridades federal, estadual e municipais e dos Profissionais de Educação Física para contribuir, informar e esclarecer dúvidas, também, neste momento de retomada das atividades. 

Acesse os documentos
Termo de Compromisso com a Prefeitura de São Paulo
Portaria Pref nº 724 de 10 de julho de 2020
Manifesto Público em relação aos reflexos das medidas de contenção do COVID-19
Procedimentos de Reabertura das Academias