O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo – CREF4/SP vem expressar repúdio à veiculação de cena do Capítulo 42, da novela “O tempo não para” da Rede Globo, em que o personagem Laércio – “Lalá Emo” – é apresentado como Profissional de Educação Física, mas o fato é relacionado com suas dificuldades de leitura, de escrita, de fala, de comportamento.

O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo repudia de maneira veemente qualquer forma de veiculação que prejudique a imagem dos Profissionais de Educação Física perante a sociedade.

O estereótipo de “profissional” mostrado neste episódio deve ser enfatizado como um comportamento de exceção, não comum e desta forma deve ser tratado, devendo-se evidenciar a necessidade de aprimoramento para o exercício da profissão.

Desde 1998, a Lei nº 9.696, dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. A missão do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP é garantir à sociedade o direito de ser atendida por Profissionais de Educação Física, eticamente comprometidos, nas áreas de atividades físicas e desportivas, orientando e fiscalizando o exercício profissional, agindo com excelência, justiça e ética.

Continuaremos avançando em prol da valorização do Profissional de Educação Física, da conscientização da sociedade sobre a sua importância e exigindo respeito e retratação em relação a qualquer menção que venha a ser feita.

Enviamos à Rede Globo nossa manifestação, solicitando providências.

Nelson Leme da Silva Junior
Presidente
CREF 000200-G/SP

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.