No dia 25 de agosto, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, os Correios e o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – Estado de São Paulo, lançaram o selo postal e o carimbo comemorativo concebidos especialmente para celebrar os 20 anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física. O evento aconteceu na Phorte Educação e contou com a participação de delegados, conselheiros, ex-conselheiros, entre eles o dono da Phorte Educação, da diretoria do CREF4/SP, representantes dos Correios e o presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF.

Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, cumprimentou a todos os presentes sentindo-se honrado de estar realizando a abertura de um evento tão importante. Enalteceu a presença daqueles que antecederam a atual diretoria e o grupo de conselheiros. Para ele, são os mais velhos que dão experiência para que se possa caminhar para um futuro melhor. Lembrou uma frase importante do Prof. Flavio Delmanto, presente na homenagem, e que esteve à frente do Conselho de São Paulo por 15 anos: “Ninguém faz nada sozinho”. “Sem o trabalho árduo daqueles que lutaram pela regulamentação da profissão e dos ex-conselheiros, hoje não estaríamos comemorando os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física”, afirmou chamando um a um para subir ao palco. “Essas são as pessoas que nos antecederam, que nos ajudaram a construir o futuro da nossa profissão”, afirmou.

O presidente falou da dedicação dos conselheiros e dos delegados, com os quais o CREF4/SP concretiza o sonho da descentralização, uma inovação. “Sabemos o quanto tem sido importante a atuação dos delegados junto aos Profissionais de Educação Física de diversas regiões”, ao que o presidente agradeceu pela dedicação a essa nova era de relações humanas.

Agradeceu ao presidente do Conselho Federal, Jorge Steinhilber, que tem trabalhado muito para que a sociedade conheça a profissão de Educação Física e viaja pelo Brasil levando o discurso da importância da regulamentação da profissão de Educação Física.

Para complementar, o gerente de região de atendimento da Superintendência Estadual dos Correios de São Paulo Metropolitana, Bruno Luiz Nogueira, sintetizou com louvor o significado da homenagem. Iniciou seu discurso lembrando que a expressão pictórica ressalta a enorme batalha para fazer aprovar o projeto de Lei nº 330 de 1995, que deu origem a Lei nº 9.696 no dia 1º de setembro de 1998. Segundo o gerente, o selo na sua fragilidade de imagem sobre papel em dimensões reduzidas, desempenha uma importante tarefa na validação dos eventos que marcam a história, a cultura e as relações sociais. “Por isso mesmo que não temos aqui as pedras a que se refere primo Levi, estamos diante de um marco que confere perenidade à memória da luta dos Profissionais de Educação Física, em paralelo olhamos para o futuro dessa categoria vislumbrando as enormes perspectivas sociais da Profissão que agem na interseção de dois balizadores da sociedade, a Educação e a Saúde, com seus respectivos desdobramentos na atividade econômica”, e continuou, desejando que “o selo e o carimbo auxiliem os Profissionais de Educação Física no atingimento dos seus objetivos mais elevados, divulgando suas atividades por onde quer que passe as correspondências”.

Participaram do ato de obliteração do selo, coordenado por Bruno Luiz Nogueira (Correios), os presidentes Nelson Leme da Silva Junior (CREF4/SP), Jorge Steinhilber (CONFEF), os diretores do Regional São Paulo, Pedro Roberto Pereira de Souza, Rivaldo Tavares, Marcelo Vasques Casati, José Medalha, Humberto Aparecido Panzetti, e os assessores da diretoria Mario Augusto Charro e Tadeu Corrêa. E todos os convidados foram agraciados com um álbum filatélico, contendo a cartela olho-de-boi com o selo e carimbo.

Destacar A cartela olho-de-boi remete aos três primeiros selos brasileiros, denominados olhos-de-boi, lançados em 1843, durante o reinado de Dom Pedro II.


Peças filatélicas concernentes aos 20 anos de regulamentação da profissão

Lançadas oficialmente as peças filatélicas concernentes aos 20 anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física, comunicamos que o carimbo comemorativo permanecerá em uso por 30 dias na Agência Central dos Correios em São Paulo, situada no prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú.

Após esse período, o carimbo permanecerá por dois meses no Setor de Atendimento Filatélico, situado no mezanino do mesmo prédio histórico dos Correios.

E ao final desse prazo, o carimbo será incorporado ao patrimônio do Museu Nacional dos Correios, em Brasília.

Álbum de fotos disponível no  facebook do CREF4/SP.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.