Futebol é o esporte mais frequentemente praticado no País, enquanto que caminhada é a atividade mais praticada, seguida por academia ou fitness. Esses são alguns dados do último tema suplementar “Práticas de Esporte e Atividade Física” investigado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2015, realizado em parceria com o Ministério do Esporte, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira, 17.

Na publicação, o IBGE apresenta comentários analíticos sobre os principais indicadores referentes às práticas de esporte e atividade física. O período de referência foi entre setembro de 2014 e setembro de 2015 e teve como objetivo mensurar as pessoas de 15 anos ou mais de idade que praticaram algum esporte ou atividade física no período de referência considerado, bem como a sua percepção quanto a isso.

Segundo informações publicadas no site do IBGE, os dados apresentados contribuirão, entre outras coisas, para as ações de democratização da prática esportiva e da inclusão social, por intermédio do esporte.

ALGUNS DADOS

Outro dado relevante, 62,1 % dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticaram qualquer esporte ou atividade física em 2015, ou seja, cerca de 100,5 milhões de pessoas dessa faixa etária não fizeram nenhum tipo de exercício.

Entre as justificativas para não praticar nenhuma atividade física estão: não gostar e não querer. A falta de tempo foi o principal fator informado para não praticar esporte, citados por 38,2 % dos sedentários.

A pesquisa mostrou também que há relação entre renda e atividade física, ou seja, quanto melhor a condição financeira, maior a prática de exercícios físicos, sendo que a maioria das pessoas opta por locais fechados e pagos.

O arquivo do suplemento “Práticas de Esporte e Atividade Física” está disponível para download gratuito. Clique aqui.

Fonte: IBGE.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.