O 33º Congresso Internacional de Educação Física da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) que aconteceu de 13 a 16 de janeiro, uniu profissionais de várias regiões do Brasil e da América Latina durante seus fóruns, cursos, e entrega de prêmios. Foram quase 1500 inscrições e 472 apresentações de trabalhos científicos neste ano, que teve como tema “O Profissional de Educação Física na América Latina”. A busca por conhecimento e o networking com pessoas de outros países são alguns dos destaques desse evento. Além do conhecimento, nas horas vagas, o turismo local também foi estimulado entre todos os participantes, o que movimentou bastante a cidade e seus arredores.

O Prof. Dr. Almir Gruhn, presidente Mundial da FIEP e coordenador geral do congresso, afirmou que a cada ano o evento apresenta novidades em pesquisas, livros e cursos. “Conhecer métodos e atividades novas proporciona a expansão de conhecimento mundial”, disse. Foram 36 cursos de aperfeiçoamento para profissionais e estudantes, além dos eventos paralelos.

A abertura do evento, realizada na noite do dia 13 de janeiro, lotou o salão nobre do Hotel Golden Park Internacional Foz, com a presença de diversas autoridades, delegados da FIEP, conselheiros federais e regionais, presidentes dos CREFs e convidados especiais. Na oportunidade foi comemorado os 33 anos de Congresso e o início das festividades dos 20 anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física. Mas, o auge da noite foi a entrega da Cruz do Mérito Internacional FIEP da Educação Física a Mizael Conrado, presidente da Confederação Paraolímpica Brasileira. Mizael, como atleta, foi bi-campeão paraolímpico de Futebol 5.

São Paulo na FIEP

O CREF4/SP participou ativamente do evento. O presidente Nelson Leme da Silva Junior esteve na reunião dos presidentes dos CREFs e realizou também a reunião plenária na cidade. Os conselheiros de São Paulo dividiram-se entre os eventos paralelos e, ainda, Erica Verderi, Valquíria de Lima e Waldecir Lima, ministraram cursos, respectivamente, sobre Ginástica Laboral e Obesidade e Emagrecimento, esse último assunto foi dividido com José Fernandes (PR), Paulo Carnaval (RJ) e Sônia Bordin (PR).

O Congresso contou também com a participação de muitos Profissionais de Educação Física de São Paulo convidados para falar sobre temas diversos. Dilmar Guedes falou sobre Musculação: Força e Hipertrofia, Treinamento Desportivo para Esportes Individuais e Coletivos e Circuito de Personal Training. Rodrigo Assi: Treinamento Funcional Para Todos; Personal Training Coach e HIIT – Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. Lázaro Velazques: Atletismo na Escola e Corrida de Rua – Treinamento. Gilmara Lucchesi: Hidroginástica. Georgios Stylianos Hatzidakis: Elaboração de Projetos & Organização de Eventos. Ricardo Soares: Cross Fit Abordagem Prática e Metodológica. André Nessi: Técnicas de Massagens para o Bem Estar.

Cris Parente e Alexandre Machado participaram do I Fórum de Academias, coordenado pelo Prof. Ms. Jean Carlos A. da Silva (AM) e, também, ofereceram, com outros colegas, o curso Gestão de Academias.

Também no Prêmio TOP FIEP Brasil, promoção da Delegacia Nacional da FIEP no Brasil, São Paulo se destacou: Aide Angelica de Oliveira Nessi ficou em terceiro lugar na Categoria Professor/Profissional. Na categoria estudante, Bruno Milillo de Souza ficou em segundo lugar. As empresas Terra Azul (1º) e Fontoura Editora (2º) também se destacaram.

André Nessi também recebeu a sua primeira condecoração internacional e mais alta do México na Educação Física – a medalha das mãos de Manoel Guerreiro. E Mariól Siqueira foi agraciado como o destaque do ano.

O presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, agradeceu a participação dos conselheiros, que num período de férias, se dispuseram a estar presentes nos eventos paralelos do CONFEF. “Esse Congresso marca o início das comemorações dos 20 anos da regulamentação da profissão e somente unidos continuaremos avançando para levar a Educação Física ao topo”, informou. Jose Medalha, Mirian Borba Leme, Rialdo Tavares, Margareth Anderaos, Waldecir Lima, Paulo Periquito Sabioni, Johnny Godoy, Pedro Souza, Ismael Freitas Junior, Marco Olivatto, Tadeu Correa, Antonio Lourival Lourenço e Humberto Panzetti, estavam entre os presentes.

Em 2019 não perca essa oportunidade. Programe-se para participar.

Álbum de fotos disponível no facebook oficial do CREF4/SP. Clique aqui e confira.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.