Aconteceu nos dias 23 e 24 de junho o 2º Encontro Estadual de Educação Física e Saúde do CREF4/SP, que teve como temática o envelhecimento. Neste ano, o evento foi realizado no Instituto Phorte Educação – IPE.

Em sua segunda versão, o Encontro Estadual de Educação Física e Saúde do CREF4/SP contou com participações de especialistas, mestres e doutores da Educação Física, da Nutrição, da Psicologia e da Fisioterapia, com o intuito de promover a capacitação técnica dos Profissionais de Educação Física de forma interdisciplinar.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – São Paulo, Nelson Leme da Silva Junior, Dr. Sebastião Gobbi, representando o Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, Dra. Floracy Gomes Ribeiro, representando a Secretaria Estadual de Saúde – SES, Dra. Danieli Marini, representando o Fórum dos Conselhos de Atividade Fim da Saúde – FCAFS, Dr. Waldecir Paula Lima, presidente da Comissão Especial de Saúde do CREF4/SP e Dra. Denise Hernandez, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 3º Região – CRN3, que foi ao local, também, para assinar o Termo de Cooperação entre o CREF4/SP e o CRN3 (leia mais).

O presidente da CES, Prof. Dr. Waldecir Paula Lima, lembrou do 1º Encontro realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP e agradeceu a parceira, para a realização do encontro deste ano, da Phorte Educação. “Esse projeto foi realizado com o objetivo de fazer uma relação maior entre a prática da atividade física e do exercício físico com a área da saúde, e auxiliar na condição técnica do Profissional de Educação Física”, explicou.

Dra. Danieli Marini, do CRF-SP, representando o FCAFS, informou que o Fórum é composto por 14 profissões da área da saúde, representando 1 milhão e meio de profissionais. “Hoje o Fórum está sob a coordenação do CRF e tem como vice o CREF4/SP. A nova gestão criou o grupo administrativo, que está discutindo toda a questão da governança, um grupo jurídico, de comunicação e de fiscalização”, disse. “O FCAFS tem vaga permanente no Conselho Nacional de Saúde e, além disso, desenvolve várias atividades em várias áreas. Por exemplo, há oito anos discutimos as questões do EaD na área da saúde”.

O Prof. Dr. Sebastião Gobbi, representando CONFEF, disse que a própria composição da mesa de abertura reflete a preocupação e a necessidade de se trabalhar em saúde de forma integrada em equipes multidisciplinares. Ressaltou que o Profissional de Educação Física é extremamente competente para trabalhar com exercício físico e é ético, mas se não se inserir na equipe que trabalha, ele não legitima a sua inserção no setor da saúde. Em nome do presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, agradeceu o convite para participar do evento e cumprimentou toda a equipe do CREF4/SP, CES e participantes presentes, que estavam buscando competência profissional.

A Dra. Floracy Gomes Ribeiro, coordena o Grupo Técnico da Secretária da Saúde, que tem como objetivo trabalhar bastante na área da promoção da saúde e levar a mensagem de interprofissionalidade, acima das outras definições conhecidas. Para ela, encontros como o promovido pelo CREF4/SP são importantes para o estado e para o país.

Dra. Denise Hernandez, presidente do CRN3, informou que o Conselho vem buscando a aproximação com gestores públicos, com outros conselhos de profissão, fazendo campanhas públicas, pensando na saúde da população. “Um bom profissional tem que estar sempre bem embasado cientificamente. Esse é o nosso caminho, vamos nos valorizar e estudar cada vez mais”, comentou parabenizando a todos pela presença no encontro.

O presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, agradeceu a presença de todos e falou sobre os trabalhos realizados e o interesse incansável dos integrantes da Comissão Especial de Saúde. “Hoje os nossos conselheiros têm consciência da importância da inserção do Profissional de Educação Física na área da saúde. Temos cadeiras no FCAFS, no Conselho Estadual de Saúde entre outros. Temos discutido a questão de procedimentos, da orientação, da capacitação, da orientação continuada e da intervenção profissional”, informou.

O presidente alertou ainda que se não existir a interligação de conhecimentos com as equipes multidisciplinares, quem perde é a sociedade. “O principal objetivo dos conselhos de profissões regulamentadas é a preservação da sociedade. É para isso que foram criados: proteger a sociedade do mal profissional, das pessoas que não tem conhecimento técnico e insistem em realizar atendimentos”, disse.

A programação seguiu com a palestra de abertura proferida pela Dra. Floracy Gomes Ribeiro sobre “As Práticas Colaborativas na área da saúde e o papel da Educação Física dentro deste contexto”. A doutora comentou que a comunicação entre todos é de extrema importância para que o atendimento seja eficaz, apresentou evidências da prática colaborativa e, também, o papel do Profissional de Educação Física nos programas do SUS. Além disso, mencionou o artigo do Prof. Dr. Douglas Roque Andrade, sobre “Políticas Recentes de Promoção da Atividade Física no Setor da Saúde no Brasil”, publicado na Revista Corpoconsciência. O fechamento foi feito pelo Prof. Dr. Waldecir Paula Lima.

No mesmo horário, em auditórios diferentes, o Prof. Dr. Ricardo Zanuto Pereira e o Prof. Me. Paulo Cesar Esteves falaram, respectivamente, sobre “Exercício Físico e Sarcopenia” e “Exercício Físico e Coluna Vertebral”. Ambos se encontraram na mesa redonda “Exercícios Físico e Fragilidade no Envelhecimento”, que contou com a moderação do conselheiro Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Junior, membro da CES.

No dia 24, as questões sobre envelhecimento foram abordadas no tema “Exercícios Físico e Depressão”, apresentado pela psicóloga Dra. Nirã dos Santos Valentim, e em “Exercício Físico e Envelhecimento: Aspectos Morfofuncionais” pelo Prof. Dr. Sebastião Gobbi. A mesa redonda de encerramento “Contribuições do Exercício Físico nos Aspectos Cognitivos, Sociais e Afetivos no Processo de Envelhecimento”, com a participação da moderadora, membro da CES, Prof. Dra. Margareth Anderáos, fechou com chave de ouro o 2º Encontro Estadual de Educação Física e Saúde do CREF4/SP.

A Comissão Especial de Saúde do CREF4/SP agradece a todos pela disponibilidade, presença e participação e informa que já está planejando o 3º Encontro Estadual de Educação Física e Saúde.

» Álbum de fotos disponível no facebook.


Atualização Cadastral
Atualize seu cadastro e fique por dentro dos informes do CREF4/SP. Como atualizar? Ligue para (11) 3292-1700 – Sede/Registro PF ou (19) 3514-5700 – Seccional Campinas, de Segunda a Sexta, das 8h às 17h. Ou escreva para registropf@crefsp.gov.br .

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.