O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo participou da Ação Educativa alusiva ao Dia Mundial de Prevenção da Obesidade (11 de outubro), no último domingo (21), no Parque Villa-Lobos.

A Ação Educativa alusiva ao Dia Mundial de Prevenção da Obesidade realizada, no último dia 21, pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), por meio da Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica (DDCNT/CVE) e do Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (GAPS/CCD); com ações dos conselhos regionais de Educação Física e de Nutricionistas; apoio da Secretaria do Meio Ambiente, que cedeu o Parque Villa-Lobos; e participação de estudantes universitários de Educação Física e Nutrição. O objetivo da ABESO e da SBEM é chamar a atenção sobre o grave problema que é a obesidade.

Ao longo do dia, foram realizados cerca de 400 atendimentos, sob a organização do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região, nos quais foram oferecidos: aferição do peso, altura e cálculo de índice de massa corpórea (IMC); informações sobre a prevenção da obesidade, com orientações sobre alimentação saudável, conteúdo excessivo de sal, açúcar e gordura em alimentos e rotulagem nutricional em alimentos.

O CREF4/SP, com a colaboração da Profª Dra. Valquíria de Lima e da Profª Drica Rustom, proporcionou, respectivamente, aulas de alongamento e postura; treinamento funcional e ritmos variados. E a equipe de apoio entregou aos interessados livros da coleção CREF4/SP sobre Obesidade, Diabetes e Exercício Físico para Crianças e Adolescentes.

Maria Edna de Melo, presidente da ABESO: “Este é o quinto ano que desenvolvemos esse evento relacionado ao Dia Mundial da Obesidade, sendo há quatro anos em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado começamos com CRN-3 e, neste ano, tivemos a honra de contar com a participação superimportante do CREF4/SP. E no próximo ano estaremos aqui novamente, desenvolvendo juntos esse mesmo trabalho”.

Africa Isabel de la Cruz Perez, diretora técnica I – GAPS/CCD/SES-SP: “Essa grave doença que é a obesidade, está afetando mais da metade da população brasileira, entre sobrepeso e excesso de peso corporal. São mais de 50% de brasileiros nessa situação. Esperamos com esta ação, ter contribuído para o esclarecimento da população sobre o grave problema de saúde pública que é o excesso de peso corporal e suas consequências, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, vários tipos de câncer, entre outros. Tal agravo pode e deve ser evitado, por meio de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas”.

Sueli Lisboa, representando o CRN-3: “Para nós é um enorme prazer e uma oportunidade ímpar participar de um evento tão importante para a população de São Paulo e do Brasil. Esse momento é integrativo. Devemos tratar a obesidade com respeito. Alimentação, atividade física são medidas simples, que tornam a vida muito mais prazerosa e saudável.”

Levantamento do Ministério da Saúde, em abril deste ano, mostrou que mais da metade dos brasileiros estão acima do peso ideal e o índice de obesidade continua preocupante. A prevenção e o diagnóstico precoce da obesidade são importantes aspectos para a promoção da saúde e redução de morbimortalidade. Maria Edna de Melo, presidente da ABESO disse que “a obesidade traz uma série de doenças, piora a qualidade e reduz a expectativa de vida e o tratamento não é tão simples, porque se fosse muito simples não teríamos essa epidemia que temos atualmente. É importante sempre monitorar e verificar o estado nutricional e verificar se o peso está dentro da faixa desejável”.

O presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior, presente no evento, falou sobre a importância dessas parcerias. “A união dos profissionais da área da saúde reverterá em benefício para a sociedade. Muitas ações de conscientização podem ser realizadas pelas associações e instituições que pensam no bem estar da população. O CREF4/SP está aberto à parcerias que possibilitem saúde à sociedade, orientados por profissionais registrados em seus respectivos conselhos de profissão.”

Álbum de fotos disponível no facebook do CREF4/SP.

“Somos nós, fortalecendo a profissão”

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.