O Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi celebrado pela primeira vez no País no dia 22 de setembro de 2014, dando sequência as comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). A data foi oficializada pelo Congresso Nacional também em 2014.

Para o CREF4/SP, tanto 21 quanto 22 de setembro são datas importantes. “O movimento paralímpico brasileiro foi muito importante para chegarmos à potência mundial que somos hoje na atividade esportiva e, principalmente, para a inclusão dessas pessoas”, disse o presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior.

O Profissional de Educação Física tem um papel fundamental na luta da pessoa com deficiência e atletas paralímpicos. E, certamente, a Educação Física, entra como um meio de motivação para aqueles que por um motivo ou outro chegaram à condição de pessoa com deficiência.

Transformar, motivar, promover saúde, empoderar, incluir dentro da sociedade, são alguns verbos conhecidos daqueles profissionais que trabalham lado a lado com a pessoa com deficiência. “No caso dos atletas é perceptível, como a cada vitória e divulgação das mesmas, muda a percepção da sociedade em relação à pessoa com deficiência”, argumentou o presidente.

No dia 22, também se comemora 29 anos da fundação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

O CREF4/SP parabeniza a todos que, de uma forma ou de outra, estão envolvidos com o movimento paralímpico. E, especialmente, aos Profissionais de Educação Física.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.