Em outubro o CREF4/SP teve a honra de receber a visita da Agente de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região CREF8/AM-AC-RO-RR , Caroline Soares – CREF 00325-G/AM. O principal objetivo dessa visita foi conhecer os procedimentos adotados, em situações diversas, pelo Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF4/SP. “Vim ao CREF São Paulo para trocar experiências e conhecer a estrutura administrativa da fiscalização, as cobranças e também obter informações sobre questões jurídicas”, disse Caroline, que também é a atual chefe do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF8.

Acompanhada por Elder Lopes, diretor do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF4/SP, Caroline conheceu o sistema de denúncias: as formas de processamento e resposta, a montagem de roteiros, os critérios utilizados na distribuição para os agentes, como é feita a abordagem, lavratura do documento e os esclarecimentos.

A agente do Amazonas também teve a oportunidade de acompanhar toda a rotina do departamento fiscal e administrativo. “As dificuldades e as situações são parecidas. Os processos, depois da fiscalização, são analisados e encaminhados para a comissão. Esses procedimentos são praticamente iguais aos realizados no CREF8”, ressaltou Caroline.

Foram apresentados à representante do CREF8, de acordo com a Resolução CREF4/SP nº 64/2012, os procedimentos adotados pela fiscalização, possibilitando que a mesma acompanhasse a análise de impugnações, elaboração de cartas e os devidos encaminhamentos para os órgãos competentes (M.P., Vigilância Sanitária etc.) e, também, os trâmites internos, como encaminhamento à Comissão de Ética Profissional.

Elder Lopes: “Foi uma experiência de grande valia para todos, pois o objetivo era apresentar as rotinas do Departamento de Orientação e Fiscalização e, no final, acabou sendo uma troca valiosa de informações, que nos fez refletir e reavaliar alguns pontos dos nossos procedimentos, assim como pensar em novos, mantendo constante crescimento e eficácia. A visita da agente do CREF8 nos mostrou a importância de atuar como um Sistema”.

Caroline Souza: “Só tenho a agradecer pela hospitalidade de todos e à disponibilidade dos senhores Elder Sicoli Lopes – CREF 049010-G/SP, Fabio Borges de Souza – CREF 048418-G/SP e Ricardo Barredo dos Santos – CREF 040558-G/SP. Obtive as informações desejadas e os esclarecimentos a todas as minhas dúvidas. Estou certa de que pude, também, apresentar a realidade do trabalho dos agentes do CREF8 e a grande dificuldade que temos para nos deslocar para realizar a fiscalização nas regiões de abrangência do Conselho, mesmo tendo a sede no Amazonas e as seccionais no Acre, Rondônia e Roraima”.

Para Caroline, ser fiscal foi uma oportunidade que surgiu para colaborar ainda mais com profissão. “Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para estarmos sempre colaborando com a profissão, que só tem crescido. Queremos ajudar a valorizar ainda mais a Educação Física”, relatou.

Jean Carlo Azevedo da Silva, presidente do CREF8, também esteve no CREF4/SP, no mesmo período, acompanhando os trabalhos e trocando informações com o chefe de gabinete, Roberto Saad.

Destacar CREF8/AM-AC-RO-RR 

O CREF8, integrante do Sistema CONFEF∕CREFs, foi criado em 2000, com sede e foro na cidade de Manaus. Em setembro de 2015, após nova mobilização e trabalho árduo, o presidente Jean Carlo Azevedo da Silva apresentou proposta e conseguiu aprovar no Plenário do CONFEF a instalação de um novo CREF, desmembrando o CREF8. Nasceu então a segunda regional do norte do país, o CREF18/PA-AP. Passando a ser a área de abrangência do CREF8 os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.