O Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), lançou em maio o relatório do 1° Seminário sobre Prática Colaborativa Interprofissional (SPCI). O primeiro seminário foi realizado em maio de 2017 e teve a participação do CREF4/SP, entre outros Conselhos de Profissões com atuação direta ou indireta na área da saúde.

O SPCI teve como objetivo promover o diálogo entre os integrantes dos Conselhos Regionais das Profissões da área de Saúde, para elaborar uma agenda de ações que permitisse as entidades atuarem na disseminação de informações relacionadas à educação, prática e regulação.

O relatório espera uma consolidação e validação final de um documento, que vai nortear a agenda de trabalho obtido pelo consenso dos referidos Conselhos Regionais e organizadores de eventos para uma ampla divulgação nos meios de comunicação da Secretária de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), assim como nos Conselhos Regionais da Saúde com a finalidade de disseminar a prática colaborativa interprofissional em toda a rede de Saúde do Estado de São Paulo, pública e privada.

Segundo David E. Uip, secretário de Estado da Saúde, com o relatório também se busca disponibilizar aos profissionais da área da saúde e interessados nesta temática, um conjunto de informações e propostas que poderão contribuir para a exequibilidade das ações que permitam o fortalecimento da prática colaborativa interprofissional. “Esta é uma estratégia inovadora que pode cooperar com a Secretaria de Estado Saúde no desenvolvimento de políticas e programas motivadores da força de trabalho para uma atenção à saúde mais segura, altamente qualificada, acessível e centrada no paciente em todos os pontos da rede de atenção à saúde”, explicou na apresentação do relatório.

O GTI foi criado pela Resolução SS n° 78, de 23-6-2014, tendo como objetivo a articulação de ações educativas, promoção de saúde e gestão de qualidade da assistência à saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP é representado pelo seu presidente Nelson Leme da Silva Junior e pelas conselheiras, Valquíria Aparecida de Lima (membro) e Érica Beatriz Lemes Pimentel Verderi (suplente).

Os Conselhos Regionais da Área Saúde do Estado De São Paulo que participam do GTI são: Conselho Regional de Biologia – CRBio, Conselho Regional de Biomedicina – CRBm, Conselho Regional de Enfermagem – COREN, Conselho Regional de Farmácia – CRF, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO 3, Conselho Regional de Fonoaudiologia – CRFa, Conselho Regional de Medicina – CREMESP, Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV, Conselho Regional de Nutrição – CRN, Conselho Regional de Odontologia – CROSP e Conselho Regional de Química – CRQ.

Clique aqui para acesso à publicação do relatório do 1° Seminário sobre Prática Colaborativa Interprofissional (SPCI) indexada na BVS RIC.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.