O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo convida a todos para participarem da Ação Educativa alusiva ao DIA MUNDIAL DA OBESIDADE e DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE, que acontecerá no próximo domingo (21), no Parque Villa-Lobos, próximo à entrada principal, entre 9h00 e 16h00. O intuito é chamar a atenção sobre o grave problema que é a obesidade e provocar a discussão na sociedade civil.

A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica e do Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças (GAPS-DDCNT/CVE/CCD/SES-SP). O Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região e o CREF4/SP oferecerão atividades pertinentes a cada área. Equipes de profissionais de saúde (médicos, nutricionistas e Profissionais de Educação Física) e graduandos em nutrição, sob supervisão, farão o cálculo de índice de massa corpórea (IMC), além de esclarecimentos e orientações sobre a prevenção da obesidade.

Ações de avaliação antropométrica e orientações sobre alimentação e prática de atividades físicas são de relevante valor para incentivar os indivíduos a mudar seu estilo de vida, bem como possibilitam direcionar ações para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Após a avaliação a pessoa recebe orientações sobre alimentação saudável e folder explicativo sobre obesidade, causas, consequências e prevenção. As crianças receberão bola dente de leite (meninos) e bambolê (meninas).

Ao longo dos últimos três anos, no mês de outubro, realiza-se tal ação, que consiste na avaliação do estado nutricional dos frequentadores do parque – que concordam em participar do evento -, de todas as faixas etárias. A avalição inclui a aferição do peso e da altura e o cálculo do índice de massa corporal. Durante os anos de 2015, 2016 e 2017, observou-se que mais da metade dos entrevistados, ou seja, 56,3% (n=1353) estavam com peso acima do esperado.


Agenda CREF4/SP

As práticas de atividades físicas, ao longo do dia, serão orientadas pela equipe CREF4/SP.

às 10h30, acontecerá uma aula de alongamento e postura com a Profª Valquiria de Lima;

às 11h30, treinamento funcional e

às 12h30, ritmos variados, ambos  com a Profª Drica Rustom.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas no mundo são obesas ou estão com sobrepeso. A entidade estima que até 2025, mais de 2,3 bilhões de pessoas sofrerão com excesso de peso. Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em abril deste ano, mostra que mais da metade dos brasileiros estão acima do peso ideal e o índice de obesidade continua preocupante. Tal levantamento, feito por meio da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) mostrou que o índice de excesso de peso nos homens chega a 56,5%, enquanto nas mulheres o número é menor – atinge 49,1% da população feminina.

A prevenção e o diagnóstico precoce da obesidade são importantes aspectos para a promoção da saúde e redução de morbimortalidade, não só por ser um fator de risco importante para outras doenças, mas também por interferir na duração e qualidade de vida, e ainda ter implicações diretas na aceitação social dos indivíduos quando excluídos da estética difundida pela sociedade contemporânea.


Serviço

21 de outubro – São Paulo/SP

Ação Educativa alusiva ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Local: Parque Villa-Lobos, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros (próximo à entrada principal)

Horário: das 9h00 às 16h00

Realização: ABESO e SBEM

Apoio: CREF4/SP, CRN-3, GAPS, DCNT, CVE, CCD e SES-SP.

Fonte: SES-SP – Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.