O Conselho Regional da 4ª Região – CREF4/SP, lançou oficialmente no último sábado (24), no auditório do Serviço Social do Comércio – Sesc Vila Mariana, na capital, o Selo Literário 20 anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física.

O CREF4/SP, após um árduo trabalho que envolveu vários departamentos, oferece aos Profissionais de Educação Física, instituições de formação superior, bibliotecas e à sociedade, o Selo Literário CREF4/SP – 20 anos da Regulamentação da Profissão de Educação Física, como um marco de registro simbólico e comemorativo do Estado de São Paulo.

“A coleção partiu de 20 obras literárias, uma para cada ano de aniversário da regulamentação, que foram avaliadas por uma comissão de especialistas para contemplar as diversas faces, estilos, concepções, ciências e intervenções que têm a Educação Física e seus Profissionais. A qualidade das obras enviadas excedeu a expectativa e o Selo foi finalizado com 21 livros”, explicou Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP e anfitrião do evento juntamente com os conselheiros e delegados.

Para o presidente, a diversidade dos títulos oferecidos reflete aquilo que caracteriza a abrangência das ações e atuações dos Profissionais de Educação Física, contemplando abordagens históricas e da corporeidade, das ciências humanas e sociais, das ciências biológicas e da saúde.

Solenidade

Para compor a mesa de abertura, do evento de lançamento realizado no último sábado (24), no Sesc Vila Mariana, foram convidados pelo presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior: o Deputado Estadual Itamar Borges, Sebastião Gobbi – 1º secretário do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, Ricardo de Oliveira Silva – gerente em exercício da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do SESCSP, Humberto Panzetti – 1º tesoureiro e Alexandre Janotta Drigo – presidente da Comissão do Selo Literário, ambos do CREF4/SP.

O presidente do CREF4/SP agradeceu o empenho de todos os autores e a atenção ao chamado de compor a coleção; à Comissão do Selo Literário, composta por Alexandre Janotta Drigo, Érica Verderi e Mario Charro que estiveram à frente da organização desse projeto audacioso; e ao SESC pela parceria. Enalteceu a presença do Deputado Estadual Itamar Borges e sua representatividade na política pública como Profissional de Educação Física, bem como a do representante do CONFEF, Sebastião Gobbi.

As presenças de outras autoridades também deram ainda mais prestígio ao evento, entre elas: Cezar Roberto Granieri, o “Betinho” – presidente do Conselho Interclubes, Jorge Kinoshita – presidente da Federação de Rádio Taissô do Brasil – Fertbra, Isaura Aparecida dos Santos – diretora do CRECI/SP, Mauro José Alves da Costa – diretor da SAPESP – Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo e Alessandro Panitz Puglia – presidente da Federação Paulista de Judô, acompanhado do tesoureiro Adib Bittar Junior.

Depoimentos

Nelson Leme da Silva Junior lembrou que “foram anos de luta até chegar à Lei Federal nº 9.696/98, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física”. Entre agradecimentos, elogios e emoção, ele lembrou que o Selo Literário “foi um projeto que nasceu de forma audaciosa, dentro de um ônibus em Foz do Iguaçu, após presenciar uma fala de um fisioterapeuta em um evento de Educação Física que dizia que ‘Profissional de Educação Física não tem capacidade para produzir’. Naquele momento, sentado ao lado do Prof. Dr. Sebastião Gobbi e do Prof. Dr. Alexandre Drigo, ele perguntou o que eles achavam do CREF4/SP lançar uns livros. “Naquele momento, decidimos organizar e realizar o Selo Literário CREF4/SP – 20 anos da regulamentação da profissão. Foi um desafio que conseguimos materializar graças à autorização da nossa plenária, à análise da diretoria e à Comissão do Selo Literário. Foi um trabalho farto, de convencimento do por que lançar esses livros. Esse sonho se finda hoje, para ser mais forte em 2019, quando comemoraremos 20 anos de criação do CREF4/SP”. O presidente concluiu a sua fala lançando um novo desafio para autores presentes: “20 livros pelos 20 anos do CREF4/SP”.

Sebastião Gobbi: “‘Somos nós, fortalecendo a profissão’. Eu gosto muito desse lema, pois ele exalta a união em defesa da sociedade, para que ela tenha realmente a orientação na prática de exercícios físicos por profissionais competentes e éticos. Eu cumprimento o CREF4/SP pela elaboração do lançamento do Selo Literário, que faz parte da comemoração dos 20 anos da regulamentação da profissão e trata-se de um instrumento de auxílio na formação e capacitação. Parabéns à Comissão responsável e aos autores dos livros que deram o melhor de si para oferecer ao Profissional essas maravilhosas obras”.

Humberto Panzetti: “Esse selo traduz esses 20 anos da nossa profissão, que passa a ter um espaço importante na nossa sociedade. É muito bom ver um grupo tão seleto reunido. É um momento festivo onde estamos concretizando aquilo que todos nós sonhamos – uma profissão que pode transformar a sociedade e desenvolver qualidade de vida, saúde e inclusão social”.

O Deputado Estadual Itamar Borges parabenizou o presidente do CREF4/SP pela sua reeleição e pela iniciativa de comemorar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, com o lançamento do Selo Literário CREF4/SP. Parabenizou também a comissão responsável e os autores dos 20 livros lançados. “Parabéns aos autores, que não só contemplaram, mas também contribuíram para esse momento histórico do nosso Conselho. Sou grato. Comecei minha trajetória política como vereador, cursando a faculdade de Educação Física na minha cidade – Santa Fé do Sul, onde me desenvolvi e me tornei prefeito – por três mandatos. Agora, no meu terceiro mandato como Deputado por São Paulo, quero muito crescer e aprender cada vez mais. O Prof. Nelson e a diretoria do CREF4/SP me deram a oportunidade de qualificar o meu mandato defendendo as políticas públicas e abraçando as causas da Educação Física. Quero ser parceiro. Publicamente cumprimento o presidente Nelson Leme da Silva Junior, reconheço seu trabalho e, mais uma vez, coloco-me à disposição para ajudar, em nome da nossa profissão. Conte comigo!”

Alexandre Janotta Drigo: “Parabenizo Isaac Newton, que disse ‘Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes’. Nesse sentido, gostaria de nomear os gigantes do passado que construíram nosso presente. Essas pessoas são ícones da luta pela regulamentação e construção da profissão Educação Física. São eles: Prof. Dr. José Maria de Camargo Barros, que cedeu sustentação teórica através de textos e artigos científicos sobre a regulamentação; Prof. Dr. João Batista Andreotti Gomes Tojal – responsável pela criação do primeiro curso de bacharelado na UNICAMP (1984); Prof. Me. Cel. Nestor Soares Publio, um apaixonado pela Educação Física, pelo exercício físico e pelo esporte. Sobre os trabalhos, nada simples, da Comissão do Selo Literário, agradeço a parceria da incansável Profª Me. Érica Verderi e do fiel e ético Prof. Me. Mario Charro, que nos deu a firmeza necessária nos momentos de dúvida. Agradeço também aos funcionários do CREF4/SP que trabalharam próximos a questão do livro. O que dizer dos autores? Gratidão a todos, mesmo àqueles que não tiveram seus trabalhos aceitos neste momento, por falta de tempo para a avaliação das obras. A intimidade do leitor com o escritor começa na leitura, quando irá conhecer um pouco da essência do pensamento de quem escreveu a obra. Aproveitem essa oportunidade e o conhecimento sobre os leitores e as várias perspectivas que são apresentadas nos livros”.

Para Alexandre Drigo, o presidente Nelson Leme da Silva Junior, teve a ideia e a coragem de levar a frente o projeto e não mediu esforço algum para torná-lo realidade. “A Comissão do Selo Literário operacionalizou a ideia concebida pelo presidente do CREF4/SP”, concluiu.

Selo Literário CREF4/SP – Os livros são gratuitos e estão disponíveis para download no site do Conselho. Clique aqui para acessar e boa leitura! Exemplares também estarão, em breve, nas instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, que tenham o curso de Educação Física.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.