O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo em parceria com a Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP homenageou os Profissionais de Educação Física em Ato Solene realizado no Auditório “Franco Montoro”, no dia 1º de Setembro – data da promulgação da Lei nº 9.696/1998, que regulamentou a profissão.

Da esquerda para a direita: Flavio Delmanto, Nelson Leme da Silva Junior, Itamar Borges, Hélio Nishimoto, Wellington Moura, Fernando Capez, Alencar Santana, Paulo Correa Jr. e Almir Gruhn e Humberto Panzetti Da esquerda para a direita: Flavio Delmanto, Nelson Leme da Silva Junior, Itamar Borges, Hélio Nishimoto, Wellington Moura, Fernando Capez, Alencar Santana, Paulo Correa Jr. e Almir Gruhn e Humberto Panzetti

A comemoração do Dia do Profissional de Educação Física, realizada na ALESP, contou com a ilustre presença do presidente da casa, Fernando Capez e dos deputados que integram a Comissão de Assuntos Desportivos, presidida por Wellington Moura, conselheiros e ex-conselheiros do CREF4/SP. Também prestigiaram os homenageados, familiares e amigos, representantes de entidades, de instituições de ensino, de secretárias de esportes, federações e confederações esportivas, coordenadores de instituição de ensino superior, estudantes, técnicos e atletas de diferentes modalidades. Foi um grande encontro da profissão.

Público presente na ALESP
Público presente na ALESP

Os homenageados foram indicados pelos deputados da Comissão de Assuntos Desportivos e pelos conselheiros do CREF4/SP, por seus feitos no desempenho de suas funções. No total foram 113 homenageados, profissionais da capital e interior.

Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, lembrou que “homenagear é lembrar de alguém pelos seus feitos, pela marca que deixou com suas atitudes pessoais e profissionais, que não podem ser dissociadas”. Enalteceu que, no dia 1º de Setembro, foram homenageados 113 profissionais, de diversas regiões que, de alguma forma, valorizam a profissão com atos éticos e de valor em prol da profissão e do bem da sociedade.

Entre os homenageados estavam Mauro Antonio Guiselini – CREF 000042, integrante do grupo de apoio do programa Bem Estar da Rede Globo; Ademir de Barros, o Paraná – CREF 000268, ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira; Cristiano Parente – CREF 004017, melhor personal trainer do mundo; Henrique Nicolini – CREF 050000, jornalista conceituado no mundo esportivo; Rodrigo Gonçalves Dias – CREF 059988, prêmio Jovem Cientista; Marcio Atalla – CREF 082046, apresentador do programa Medida Certa, da Rede Globo.

SOLENIDADE

Dep. Fernando Capez
Dep. Fernando Capez

Ao abrir a solenidade, o presidente Fernando Capez disse que a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física na Assembleia, maior parlamento estadual da América Latina e segundo maior do país, mostra o reconhecimento do esporte e, por consequência, a valorização dos profissionais que atuam nesta área. “Não há mecanismo mais rápido de inclusão social do que o caminho do esporte”, destacou.

Dep. Wellington Moura
Dep. Wellington Moura

O deputado Wellington Moura, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, falou de seu Projeto de Lei nº 1.291/2015, que regulamenta a atividade do personal trainer e ao abordar a importância da atividade física, referiu-se à sua experiência – pesava 170 quilos, submeteu-se à cirurgia bariátrica e hoje é adepto de esportes em prol de sua saúde.

Dep. Alencar Santana Braga
Dep. Alencar Santana Braga
Dep. Paulo Corrêa Jr.
Dep. Paulo Corrêa Jr.
Dep. Itamar Borges
Dep. Itamar Borges
Dep. Hélio Nishimoto
Dep. Hélio Nishimoto

Alencar Santana Braga enfatizou que o esporte não deve ser visto somente como gerador de dividendos e imagens, mas reconhecido pela sua grandeza, dimensão e diversidade. Paulo Corrêa Jr. homenageou especialmente atletas que atuam na Baixada Santista. Itamar Borges contou que se formou em Educação Física, em Santa Fé do Sul, e foi professor nessa área antes de se tornar prefeito da cidade. Hélio Nishimoto fez referência aos profissionais que indicou para receber a homenagem do dia.

Flavio Delmanto
Flavio Delmanto
Humberto Panzetti
Humberto Panzetti

Hoje, o CREF4/SP conta com 134 mil Profissionais de Educação Física registrados. Segundo Flavio Delmanto, 1º vice-presidente do CREF4/SP, estima-se que 400 mil profissionais atuem em todo o país.

Humberto Panzetti, presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer – ABSMEL, enalteceu a parceria entre o CREF4/SP e a Assembleia Legislativa, lembrando que políticas públicas para a valorização dos Profissionais de Educação Física dependem de leis aprovadas pelos parlamentares paulistas.

Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, disse que o esporte em si não promoveria saúde, inclusão social e educação se não houvesse a orientação do Profissional de Educação Física.

Nelson Leme da Silva Junior
Nelson Leme da Silva Junior

Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, comentou que é preciso ouvir os dois lados – os proprietários de academia e os profissionais envolvidos – para se chegar a um consenso sobre o que propõe o Projeto de Lei do deputado Wellington Moura. Colocou-se à disposição para, em reunião, discutir o assunto.

Sobre a comemoração do Dia do Profissional, o presidente do CREF4/SP deseja que em 2017 outros venham a ser homenageados e que, a cada ano, novos profissionais possam ser lembrados. “Fico feliz quando encontro profissionais que abraçam a profissão e enaltecem o nome da Educação Física, da Educação Física Escolar e do Esporte. Este dia, 1º de setembro, não poderia passar em branco. É preciso ter orgulho de ser profissional”.

Fotos: César Viégas

» No Facebook do CREF4/SP está disponível um álbum de fotos do evento.

» A matéria veiculada na TV Assembleia está disponível no canal CREF4/SP do YouTube.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.