Faculdade Anhanguera de Sorocaba

O Prof. Ms. João Antônio Nunes – CREF 014979-G/SP colaborou com o Ciclo CREF4/SP do Conhecimento no início de maio (13), quando realizou palestra na Faculdade Anhanguera de Sorocaba para 74 participantes. João Nunes apresentou o tema “Treinamento Desportivo – Princípios e Métodos”, mostrando vários métodos e estratégias que os Profissionais de Educação Física devem conhecer para obter o desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas dos atletas de esportes coletivos. O palestrante, mestre em Gestão Estratégica e em Ciências do Esporte pela UNICAMP, agradeceu pela oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos: “Agradeço ao Conselho por mais um Ciclo realizado, foi ótimo estar na Faculdade Anhanguera e interagir com os participantes”.

 

Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva

A Semana Acadêmica da Saúde da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias – FAIT recebeu o Ciclo CREF4/SP do Conhecimento no dia 17 de maio. Flávio Henrique Corrêa – CREF 006284-G/SP e Henrique Stelzer Nogueira – CREF 080569-G/SP realizaram suas palestras, respectivamente, para os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. O evento contou com aproximadamente 150 participantes.

O Prof. Esp. Henrique Stelzer apresentou o tema “Hipertrofia Muscular Esquelética Induzida pelo Treinamento de Força e a sua Aplicação em Paciente Oncológicos” e explicou que a Hipertrofia Muscular Esquelética é um tema bastante procurado, pois, é um dos maiores objetivos de praticantes de exercício físico, uma vez que impacta diretamente na estética corporal. “O aumento da força muscular nos estágios iniciais de um programa de treinamento de força tem mais relação com adaptações neurais. A hipertrófica só ocorre se o fornecimento de oxigênio e de nutrientes for capaz de atender ao aumento das exigências celulares, se as organelas e os sistemas enzimáticos celulares estiverem íntegros e se a inervação estiver preservada”, disse o especialista. “Pessoas com sedentarismo estão sujeitos a perda de massas muscular, a tal da sarcorpenia. Os pacientes oncológicos ou pessoas com privação ou débito de sono também entram nessa lista e podem ter esse tipo de problema”, ressaltou. O público presente, de Itapeva e região, esclareceram muitas dúvidas a respeito do tema. “A participação dos alunos, foi incrível, estou orgulhoso pelo bom volume das perguntas no decorrer da apresentação, tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse.

O tema “A Inclusão da Pessoa Com Deficiência na Educação Física e Esporte”, ministrado pelo Prof. Ms. Flávio Henrique Corrêa – CREF 006284-G/SP, apresentou estudos estatísticos de deficiência no Brasil, no estado e na cidade de São Paulo. Ele explicou que, “pessoa com deficiência foi um conceito definido pela Organização Mundial de Saúde e pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que vive com deficiência continuamente. Deficiência é um termo usado para definir a disfunção ou a ausência de uma estrutura anatômica, física ou psicológica através da biologia da pessoa”, esclareceu. Sobre inclusão e integração, o palestrante mostrou a diferença que existe entre os dois termos: “Inclusão nada mais é que a proposta de tornar uma sociedade acessível para as pessoas com deficiência, garantindo a sua participação em todos os meios sociais”.

Flávio Corrêa mostrou modelos de gestão pública que tiveram sucesso com a inclusão na Escola e no Esporte. Em relação à integração, esse processo tem como objetivo fazer com que a pessoa com deficiência seja capaz de participar dentro da sociedade do jeito que ela está organizada. Para ele, é um passo importante para inserir essas pessoas dentro do cenário da educação, analisar as competências socioemocionais como empatia, amabilidade e consciência. Outros assuntos foram abordados tais como: Preconceito x Sociedade, Leis e Direitos das Pessoas com Deficiência (PCD). “Agradeço ao Conselho e também à instituição. Foi uma excelente palestra, da qual todos nós saímos com um pouco mais de conhecimento”, finalizou.

 

A agenda do Ciclo continua. Clique aqui e conheça a programação.

 

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.