No último dia 21 de janeiro aconteceu a Caminhada da Saúde na Avenida Paulista, evento idealizado e promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo em parceria com o CREF4/SP, com o apoio de outros conselhos da saúde e instituições. Lavínio Nilton Camarim, presidente do CREMESP, explicou que o evento foi desenvolvido, inicialmente, para despertar no profissional da saúde os cuidados com a sua própria saúde, mas o resultado final foi além. O projeto piloto evoluiu, ganhou força com adesão de grandes hospitais de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Entre os inscritos estavam funcionários das instituições parceiras, profissionais registrados nos conselhos regionais, bem como seus familiares. O evento foi aberto ao público em geral e alguns puderam se inscrever e participar momentos antes da partida.

O objetivo dos profissionais da área da saúde é a melhoria da condição de vida de um paciente/cliente e/ou aluno. Uma das formas de cuidar da saúde é a prevenção. Segundo Dr. Lavínio, a caminhada é uma das formas mais inteligentes e baratas de prevenir doenças. “Queríamos colocar centenas de pessoas caminhando na rua e o nosso objetivo foi atendido. Todos, certamente, despertarão para um dia melhor e mais saudável”, disse.

Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista de renome, participou da caminhada ao lado do presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior. Para o doutor, o grande inimigo das pessoas da população neste século 21, sem dúvida é o sedentarismo. “Hoje já sabemos, com comprovação científica, que a vida sedentária leva a doenças cardiovasculares degenerativas neurológicas e até oncológicas. Devemos sempre que pudermos combater o sedentarismo”, afirmou.

“A iniciativa de mostrar para a população que uma simples caminhada é benéfica para a saúde tem vários significados. O mais importante deles é que nos profissionais da saúde, sejamos médicos, profissionais de educação física, nutricionistas, enfermeiros… Todos nós da área da saúde, devemos sempre incentivar os nossos amigos, clientes e os vizinhos a fazerem o que mais desejamos, combater o sedentarismo, com uma atividade física, que não precisa ser uma malhação de puxar ferro. A simples caminhada, está comprovado, se for regular, 3 a 4 vezes por semana, trará benefícios incontestáveis”, orientou. “Na Caminhada da Saúde também pudemos mostrar que os líderes também participam e fazem o que mandam fazer”, concluiu Dr. Nabil.

Para Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, a união com os conselhos e instituições da área da saúde em ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da população certamente interessa a todos. “Combater o sedentarismo e mostrar a importância do exercício físico e do Profissional de Educação Física dentro desse contexto, fazem parte dos objetivos de nossas parcerias e ações conjuntas”, afirmou.

Durante o evento já foram iniciados os diálogos sobre a próxima caminhada. Segundo os presidentes do Cremesp e CREF4/SP, o projeto Caminhada da Saúde já está consolidado.

“Esperamos que daqui para a frente possamos continuar com essas parcerias e envolver mais conselhos dentro das nossas 14 áreas que trabalham com a saúde”, comentou Lavínio Nilton Camarim, presidente do CREMESP.

Participação do CREF4/SP

O CREF4/SP participou, de forma voluntária, da organização e realização do roteiro da 1ª Caminhada da Saúde. A concentração, que aconteceu na Praça Oswaldo Cruz/SP, contou com a orientação da conselheira Profª Valquiria de Lima (CREF 000089-G/SP); a motivação da caminhada, de 2,2 quilômetros pela Avenida Paulista, com destino à sede do Cremesp, foi feita pelo diretor de Orientação e Fiscalização Elder Lopes (CREF 049010-G/SP) e a finalização da atividade com alongamento e relaxamento foi orientada pela diretora de Relacionamento e Analista Técnica, Vivian Rubio (CREF 056494-G/SP). Todos Profissionais de Educação Física registrados. Participaram ainda Audrey Fais e Kátia Bertaglia, respectivamente, diretora e encarregada de RH. Os conselheiros Johnny Godoy e João Gambini também concluíram o percurso.

Aderiram à Caminhada da Saúde: Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP), Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (CRN-3), Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Hospital Oswaldo Cruz, Santa Casa de São Paulo, Hospital Nove de Julho, Hospital Sírio-Libanês, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.