Com o apoio da SOCESP, SAMU, CREF4/SP e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a atividade será em 31 de maio no Parque do Ibirapuera e marca o encerramento da Semana da Enfermagem 2017.

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) encerra no dia 31 de maio as atividades da Semana da Enfermagem 2017 e presenteará a população com uma aula prática de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP). O “Anima São Paulo” será realizado no dia 31/5, no Parque do Ibirapuera, e tem apoio do Serviço de Atendimento Médicos de Urgência (SAMU), da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP) e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com objetivo de mostrar para a sociedade a importância dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os momentos, 24 horas por dia ao lado dos pacientes.

O “Anima São Paulo” será um momento de interação entre os profissionais e a sociedade, por meio de aulas práticas gratuitas de ressucitação cardio-pulmonar, mostrando como lidar com vítimas de ataques cardíacos. Os bonecos para simulação foram gentilmente cedidos pela SOCESP que também disponibilizará alguns instrutores.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbitos no país. Foram responsáveis por 3.153.175 mortes entre 2004 e 2013. Cerca de 52% dos óbitos ocorrem antes de a vítima chegar ao hospital ou de receber pré-atendimento. Estudos também indicam que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe de resgate ao local da emergência é de alguns minutos. Ou seja, nestes primeiros instantes após o colapso as chances de sobrevivência da vítima estão nas mãos de pessoas “leigas”. Em todo o mundo, as estatísticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivência das vítimas de acidentes cardiovasculares.

Haverá também, a exposição de uma UTI Móvel, a entrega de material sobre primeiros socorros e a orientação dos instrutores do SAMU sobre como utilizar corretamente o 192. Um levantamento feito nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samus) do Alto Tietê revela que 50% das ligações direcionadas ao serviço são desnecessárias. Algumas não têm carater de emergência e outras são trotes que, na maioria das vezes, são feitos por crianças.

Dia 31/05 é também o o Dia do Desafio (Challenge Day). Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Foi criado nos anos 80 e propõe uma competição amistosa entre cidades, cujo objetivo é incentivar a prática regular de atividade física e esportiva para manutenção da saúde. No desafio, a população deve realizar atividade física por no mínimo 15 minutos. E para mostrar o nosso engajamento no Dia do Desafio, lembrando dos benefícios da atividade física ao coração, convidamos o Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP) para ministrar aulas de aeróbica e alongamento.

Data: 31/05/17, das 8h às 14h
Local: Parque do Ibirapuera – Praça da Ponte de Ferro
Evento Gratuito e Aberto ao Público
Entrada pelo Portão 10
Estacionamento para a imprensa mediante credenciamento
Aulas de Ginástica: às 10h, 11h e 12h. 
Aulas de Reanimação Cardíaca: às 8h30, 9h30, 10h30, 11h30, 12h30 e 13h30.

Por: Coren-SP

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.