O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região participará do 1º Encontro das Faculdades de Educação Física, promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), no próximo dia 28 no auditório do Ministério do Esporte, em Brasília.

O 1º Encontro das Faculdades de Educação Física já conta com 163 participantes confirmados de todo o país, mas a expectativa é de que 200 pessoas participem. O evento reunirá diretores de faculdades de educação física, representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), de confederações que possuem acordo de cooperação com o ABCD e representantes de Conselhos Regionais de Educação Física (CREF) de 15 estados.

O CREF4/SP será representado por Nelson Leme da Silva Junior (presidente), Pedro Roberto Pereira de Souza (1º vice-presidente), Rialdo Tavares (2º vice-presidente), Marcelo Vasques Casati (1º secretário), Jose Medalha (2º secretário), Humberto Aparecido Panzetti (1º tesoureiro) e os assessores Mario Augusto Charro e Tadeu Corrêa.
A ABCD quer debater a importância do papel da prevenção na luta contra a dopagem no esporte e estimular as faculdades de educação física a inserirem a matéria em suas grades de ensino, ou seja, estabelecer a política nacional de informação, educação e prevenção à dopagem no esporte brasileiro, além de incentivar e promover o contínuo desenvolvimento de futuros Profissionais de Educação Física.

Segundo o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio, a iniciativa da ABCD junto às faculdades de educação física é fruto de um projeto da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem de repercussão internacional. A ABCD elaborou e apresentou junto a Unesco um projeto semelhante ao que será debatido no encontro da próxima semana. Esse projeto chegou ao conhecimento da Universidade Paris Nanterre (Université Paris Nanterre), que adotou a disciplina antidopagem em seu currículo e o lançou no início deste mês em Paris.

Durante o encontro, os participantes serão encorajados a criarem projetos voltados ao combate do doping. Serão empossados dois comitês, um científico e outro de extensão, que serão responsáveis por avaliar esses projetos, sendo que, os dois principais serão enviados pela ABCD para a Unesco e concorrerão, no ano que vem, a um prêmio de 20 mil dólares, para a implantação do projeto vencedor.

A ABCD, vinculada ao Ministério do Esporte, é uma entidade signatária do Código Mundial Antidopagem e responsável por coordenar nacionalmente o combate à dopagem.

Programação

A abertura do 1º Encontro de Faculdades de Educação Física contará com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
A programação inclui debates sobre a proposta de inclusão do tema antidopagem na grade curricular dos cursos de educação física; explicações sobre a campanha #JOGOLIMPO, da ABCD; e a posse do Comitê Científico e do Comitê de Extensão. Durante o encontro haverá, ainda, apresentação das ações dos respectivos comitês, dentre elas o lançamento do Prêmio de Pesquisa e de Extensão Antidopagem.

Entre os palestrantes estarão: o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio, da diretora do Escritório Regional da América Latina da Agência Mundial Antidopagem (WADA), Maria José Pesce Cutri; Pablo Juan Grecco e Fernando Vitor Lima, ambos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e com Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Haverá um painel com atletas olímpicos, paralímpicos e ex-atletas. O encerramento ficará a cargo do diretor do Departamento de Informação e Educação da ABCD, professor Luiz Celso Giacomini.

Fonte: Ministério do Esporte

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.