O dia 6 de abril é conhecido por ser a data do Dia Mundial da Atividade Física, reconhecida oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia tem como objetivo o incentivo à prática da atividade física em prol da saúde.

A OMS que instituiu a data como forma de prevenir o sedentarismo, coloca que a inatividade física é o quarto fator de risco de morte.

O movimento Agita Mundo colabora com o Dia Mundial da Atividade Física. A ideia já conseguiu mobilizar mais de um milhão de pessoas em mais de seis mil eventos no planeta.

Origem da data – O Programa Agita São Paulo, criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com a CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, foi adotado como estratégia nacional. Dele surgiu o Agita Brasil, com apoio do Ministério Público da Saúde. A iniciativa também ultrapassou fronteiras culminando no Agita América.

Considerado como programa modelo de promoção da saúde pela OMS, foi decidido em 2002 que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física. Inspirado no movimento paulista, nascia o Agita Mundo. Pelo grande impacto, foi mantido pela OMS como um evento permanente, a partir de então, o dia 6 de abril passou a ser o Dia Mundial da Atividade Física.

Muitos eventos são realizados em comemoração da data. Em São Paulo, a Caminhada Agita Mundo já reuniu mais de 15.000 pessoas em um único evento. O Agita Mundo conta com mais de 400 parceiros.

No dia posterior ao da atividade física é comemorado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

Para mais informações sobre o Dia Mundial da Atividade Física clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.