Os membros do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo, Nelson Leme da Silva Junior (presidente) e Humberto Panzetti (1º tesoureiro), receberam a Honraria Manoel José Gomes Tubino, nesta terça-feira (13), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. A indicação para homenagem teve como patrono o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP).

A Honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física, em sua segunda edição, tem como objetivo reconhecer o papel relevante desempenhado pelos Profissionais de Educação Física em nossa sociedade, principalmente na promoção da saúde, cidadania e melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação integral e o desenvolvimento humano das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Por iniciativa da Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara dos Deputados, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, Conselhos Regionais e Federal de Educação Física, neste ano, o evento foi realizado em aprovação ao requerimento nº 129/2016 de iniciativa do deputado Evandro Roman (PSD/PR), subscrito pelo deputado João Derly (Rede/RS).

Participaram da solenidade de abertura o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia; o presidente da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, deputado Evandro Roman; o membro da Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, deputado João Derly; o presidente da Comissão Mista de Medida Provisória 746, deputado Izalci Lucas; presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; e o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região, Antonio Eduardo Branco.

Para o presidente da Comissão do Esporte, o deputado César Halum (PRB/TO), os Profissionais de Educação Física têm a responsabilidade de orientar e acompanhar a prática esportiva para evitar danos físicos e, além disso, “tem grande importância no desenvolvimento social, corporal e mental dos praticantes”.

A Comissão do Esporte tem atuado, desde 2015, a favor do desporto brasileiro, discutindo com os principais seguimentos esportivos uma política consolidada para a área, com o Plano Nacional do Desporto. O projeto visa planejar, organizar, executar e avaliar as práticas esportivas em todo o Brasil, com competências e recursos claramente definidos, com isso ficará assegurado o fortalecimento do desporto escolar, com a educação física obrigatória em todas as escolas do país.

Manoel José Gomes Tubino

A honraria carrega o nome do professor, pesquisador e conferencista, Manoel José Gomes Tubino – primeiro brasileiro a presidir a FIEP – Federação Internacional de Educação Física, dedicou mais de 40 anos à Educação Física e é considerado no esporte como um dos fenômenos socioculturais mais importantes dos tempos modernos. Tubino atuou como preparador físico de voleibol do Fluminense-RJ, trabalho que lhe rendeu o ingresso na Seleção Brasileira, quando viria a conquistar diversos títulos. Seu trabalho no setor foi recompensado e consagrou a Geração de Prata. Nesta ocasião, tornou-se referência no país em processos de metodologias científicas do treinamento desportivo com pesquisas e aplicações práticas. Enveredou nos campos da docência e gestão, sendo um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Curso de Educação Física na cidade de Volta Redonda (RJ). O ser humano Tubino lutou pela formação continuada do Profissional de Educação Física na busca de uma atividade de maior qualidade. E, em 1980, de maneira pioneira, buscou a especialização universitária e a interdisciplinaridade das áreas de atuação, obtendo o título de Doutor em decorrência de seus estudos no exterior.

Homenageados

img_2931-600x400

Cada deputado integrante da Comissão de Esportes (CESPO) da Câmara dos Deputados pode indicar um candidato a receber a Honraria Manoel José Gomes Tubino, que atenda aos critérios estabelecidos, seguindo os mesmos moldes da primeira edição em 2015.

No segundo ano da concessão da Honraria, três Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo foram homenageados: Nelson Leme da Silva Junior – CREF 000200-G/SP, Humberto Aparecido Panzetti – CREF 025446-G/SP, conselheiros do CREF4/SP, indicados pelo deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP) e Almir Mendes da Silva – CREF 002657-G/SP, indicado pelo Deputado Goulart (PSD-SP).

Nelson Leme da Silva Junior é presidente do CREF4/SP e dedica-se há mais de 20 anos à educação, como Professor de Educação Física da rede Estadual de São Paulo e da rede municipal de Ensino (Rio Claro/SP) e como diretor de escola. Humberto Panzetti é 1º tesoureiro do CREF4/SP, membro da comissão do PNUD, professor universitário, presidente da ABSMEL – Associação Brasileira das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer. Almir Mendes da Silva atua há mais de 20 anos na área de formação de professores de Educação Física, é criador de diversos sistemas de treinamento para o desenvolvimento humano.
Outros 35 Profissionais de Educação Física do país, também foram indicados. São eles: Alberto Pellin de Molnar, Alex Charles Rocha, André Dias de Oliveira Fernandes, Antonio Barroso Lima, Bernardo Rocha de Rezende, Carlos Alberto Eilert, Carlos Alberto Garcia (representado pela filha Débora Garcia), Carmen Rosane Masson, Cassio Hartmann, Claudio Benevenute Lozana, Cristiano de Miranda Gomes, Danys Marques Maia Queiroz, Dartagnan Pinto Guedes, Edson Luiz Manfrin, Eugênio Rebouças de Castro Fortes, Everton Luis Deiques, Francisco José Gondim Pitanga, Francisco Martins da Silva, Irineu Wolney Furtado, Jean Carlo Azevedo da Silva, Jean Carlo Leutprecht, José Emílio Santos Moreira, Jovino Oliveira Ferreira, Luiz Carlos Acácio Barbosa (in memoriam), Mariza de Fátima Barros Araújo Caimar, Nadja Regueira Harrop, Patrick Novaes Aguiar, Paulo César Vieira Lima, Pedro de Almeida Pereira, Percy Oncken, Rubens dos Santos Silva, Sandra Maria Souza Malcher, Sergio Ferreira Tavares, Ubiratan Brito de Mello e Wilsomar Araujo de Sena.

Para saber mais sobre a Honraria Manoel José Gomes Tubino, acesse Câmara dos Deputados.

Fotos: Célia Gennari

Print Friendly, PDF & Email

 Este post não tem tags para mostrar.