O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo – CREF4/SP, por seu Presidente, vem expressar repúdio à veiculação de cena na novela “A Força do Querer” na Rede Globo, em que um personagem se passa por professor de academia fornecendo hormônios à personagem Ivana.

A conduta representada na obra viola as diretrizes norteadoras do exercício da Profissão de Educação Física, que pauta-se pela preservação da saúde, respeito à vida, à dignidade e à integridade do indivíduo, bem como responsabilidade social, em todas as suas intervenções (art. 4º, I e II e art. 5º, I, do Código de Ética dos Profissionais de Educação Física).

A prescrição e o fornecimento de hormônios são atividades próprias de outras profissões, sendo, assim, vedadas aos Profissionais de Educação Física (art. 7º, V, do Código de Ética dos Profissionais de Educação Física).

O descumprimento do disposto no Código de Ética dos Profissionais de Educação Física constitui infração disciplinar, e sujeita o infrator, conforme a gravidade da infração, as penas de advertência escrita, com ou sem aplicação de multa; censura pública; suspensão do exercício da Profissão, e cancelamento do registro profissional (art. 12 do Código de Ética dos Profissionais de Educação Física).

Assim, o Conselho Regional de Educação Física de São Paulo repudia de maneira veemente qualquer prática que prejudique a imagem dos Profissionais de Educação Física perante a sociedade.

O estereótipo de “profissional” mostrado neste episódio deve ser enfatizado como um comportamento de exceção, não comum e desta forma deve ser tratado, devendo-se evidenciar o erro de conduta para o qual esperamos um desdobramento de punição ao personagem.

Repudia-se também a imagem passada de que na academia é comum esta prática, o que afronta com o importante trabalho de excelência que as academias desenvolvem para a sociedade, na promoção da saúde e qualidade de vida através das atividades físicas e desportivas, orientadas de maneira segura por Profissionais de Educação Física.

Nelson Leme da Silva Junior
Presidente do CREF4/SP
CREF 000200-G/SP

 

 Este post não tem tags para mostrar.