Representantes do CREF4/SP e da ACAD estiveram Casa Civil do
Palácio dos Bandeirantes do Governo do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (10).

O chefe de Gabinete da Casa Civil do Palácio dos Bandeirantes do Governo do Estado de São Paulo, Sr. Carlos Takahashi, recebeu o 2º vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região - CREF4/SP, Rialdo Tavares (CREF 011507-G/SP), representando o presidente, Nelson Leme da Silva Junior (CREF 000200-G/SP) e o diretor da ACAD BRASIL - Associação Brasileira das Academias, Ailton Mendes da Silva (CREF 002627-G/SP), também conselheiro. O evento foi realizado, na última quarta-feira (10/06), graças ao apoio do vereador Rodrigo Goulart, parceiro do CREF4/SP, da ACAD e, principalmente, da Educação Física.

Os conselheiros apresentaram a todos os presentes o documento “Procedimentos de Reabertura de Academias”, fruto da parceria entre CREF4/SP e ACAD, que tem a finalidade de preservar a saúde dos frequentadores de academias e reduzir o risco de contaminação do COVID-19 dentro das unidades. Faz parte do seu conteúdo informações e orientações sobre: limpeza geral das unidades, EPIs para funcionários, personal trainers e terceirizados, medidas operacionais preventivas e informações sobre recomendações para atividades em piscina.

Ao tomar conhecimento de tal conteúdo, o chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo mostrou-se impressionado com a preocupação que o setor tem com a saúde da população e o CREF4/SP com o Profissional de Educação Física. Ele elogiou a qualidade técnica e a seriedade do estudo produzido pelo CREF4/SP e ACAD.

Tavares e Mendes ressaltaram a importância biopsicossocial que permeia a reabertura das academias e afins e que essa ação deve acontecer com a maior brevidade possível. Ambos abordaram pontos relevantes apontados nos 50 estudos que compõem a cartilha e demonstraram a grande preocupação com a saúde da população em decorrência do sedentarismo que a quarentena está proporcionando. 

“Com a colaboração dos Profissionais de Educação Física será possível atuar na prevenção e na recuperação do COVID-19”, afirmou o 2º vice-presidente do CREF4/SP, Rialdo Tavares. “O setor está preparado para atender a essa demanda”, completou o diretor da ACAD, Ailton Mendes.

Para os representantes das entidades, a reunião foi muito produtiva. O Profissional de Educação Física não estava sendo reconhecido como da área da saúde, mas após a visita dos conselheiros, a equipe de trabalho da Casa Civil do governo estadual entendeu a importância do Profissional de Educação Física quando o assunto é prevenção e preservação da saúde da população.

O Governo recebeu bem e com bons olhos a capacidade técnica do protocolo. Em posse dos “Procedimentos de Reabertura de Academias” do CREF4/SP, o Sr. Carlos Takahashi se prontificou a agendar uma reunião com o Grupo Gestor do COVID-19, na tentativa de conseguir incluir as academias na flexibilização, na próxima fase.

Clique aqui, para baixar o arquivo PDF do “Procedimentos de Reabertura das Academias”
 

Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4/SP

Somos nós, fortalecendo a profissão!